O Forró Ganha Trilhos: Uma Viagem Cultural de Corpo e Alma Pela Baixada!

 

Foto: Divulgação.

De Corpo e Alma: O Forró Abraça a Baixada em Uma Celebração Inesquecível


Com sanfonas a postos e um rastro de alegria, o Trem do Forró se prepara para sua 3ª edição, prometendo uma imersão vibrante na cultura nordestina, bem no coração do Rio de Janeiro. Marcado para 2 de agosto, Dia Estadual do Forró, este evento já consolidado no calendário carioca, ecoa a tradição dos icônicos Trem do Samba e Trem do Choro, provando que a musicalidade brasileira encontra em seus trilhos um palco perfeito para celebração e difusão cultural.


A partir das 9h, a Praça Cristiano Otoni, na Central do Brasil, será o ponto de ignição dessa festa com o "Esquenta Xinela". Prepare-se para um mix contagiante de DJs, trios de forró que não deixam ninguém parado, quadrilha, aulão de dança para tirar a poeira do sapato e performances poéticas que prometem tocar a alma. Às 11h30, o embarque se inicia sob o comando da Muvuca Forrozeira, e cada vagão se transformará em um tributo vivo aos estados do Nordeste e aos mestres que construíram a história do forró. Imagine homenagens a ícones como Jackson do Pandeiro, Marinês, João do Vale e, claro, o eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, embalando sua viagem.


Caxias, a Capital do Forró!


A escolha de Duque de Caxias como destino final não é mero acaso. Jadiel Guerra, coordenador do projeto Trem do Forró RJ, ressalta a importância da cidade: "Caxias é a terra do forró. É onde se concentra um grande número de pessoas do nordeste e seus filhos". Essa conexão profunda com a cultura nordestina garante que a chegada do trem à Praça do Pacificador seja mais do que um desembarque; é a continuidade de uma festa que se estenderá até as 18h. No local, barracas com pratos típicos da culinária nordestina, artesanato, mais aulas de dança, apresentações de quadrilha, trios de forró e DJs aguardam os passageiros em uma explosão de sabores, sons e cores.


Foto: Divulgação.



Forró Rumo ao Patrimônio da Humanidade


Mas o Trem do Forró é mais que uma festa; é um motor na campanha para que o forró seja reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, o evento amplifica o coro por essa merecida consagração. Vale lembrar que o forró já é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro (Lei 8.505/2019) e Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município do Rio de Janeiro (Lei 7.787/23). "A ideia é que o forró seja reconhecido pela UNESCO assim como o frevo, a capoeira e outros bens nacionais", reforça Jadiel Guerra, evidenciando a grandiosidade dessa busca.


Além da celebração cultural, o evento abraça causas sociais e ambientais. Haverá coleta de alimentos e uma campanha de incentivo à doação de sangue em parceria com o Hemorio. No quesito sustentabilidade, o plantio de mudas da Mata Atlântica compensará simbolicamente as emissões de carbono, e a parceria com Cooperativas de catadores de lixo reciclável na festa em Caxias garante que a alegria não deixe rastros negativos no meio ambiente.


Produzido pela Supernova Eventos e com execução do Coletivo Trem do Forró, que congrega uma gama de entidades culturais e sociais, o Trem do Forró RJ é um convite irrecusável. Para embarcar nessa experiência, basta adquirir sua passagem normal de trem junto à Supervia ou utilizar cartões pré-pagos de transporte.


Prepare seu coração e seus pés. O dia 2 de agosto promete ser uma celebração inesquecível da cultura nordestina, viajando pelos trilhos da alegria e da ancestralidade até o coração da Baixada Fluminense.


E você, leitor, já tem seu par para arrastar o pé neste Trem do Forró? Ou tem alguma lembrança especial de edições anteriores? Compartilhe nos comentários!

Deixe seu comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html