Luz, Câmera, Inclusão: Oficinas de Cinema Transformam Vidas nas Periferias de Uberlândia

"Projeto CineOLHAR oferece oficinas gratuitas de cinema para 90 jovens em situação de vulnerabilidade e transforma histórias nas periferias de Uberlândia"

Foto: Rangel Retratos


O CineOLHAR 2025 está revelando talentos nas periferias de Uberlândia (MG) e transformando a vida de 90 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto, com patrocínio do Instituto Unimed Uberlândia via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), oferece oficinas semanais de cinema gratuitas em três regiões da cidade.


Os encontros acontecem no SOS Família Planalto, SOS Família Santa Luzia e na Estação Vida (bairro Shopping Park), sempre conduzidos por educadores especializados em linguagem cinematográfica. Durante as aulas, os alunos aprendem roteiro, filmagem, edição, produção, movimentos de câmera, fotografia e montagem.


Além do aprendizado técnico, o CineOLHAR promove a criação de vídeos autorais, que serão exibidos em Mostras de Vídeos abertas ao público no fim do ano. Desde 2017, o projeto já beneficiou mais de 900 jovens, com a produção de mais de 30 curtas-metragens e um alcance indireto de mais de 3 mil pessoas.


Para a idealizadora e coordenadora, Aline Miguel, o objetivo vai além de ensinar cinema: “Queremos que eles contem suas próprias histórias, fortalecendo o protagonismo juvenil e ampliando o acesso à cultura”.


Com oficinas, workshops e participação de especialistas em áreas como documentário, figurino, maquiagem artística e cenografia, o projeto se consolida como um exemplo de democratização da produção cultural e inclusão social através do audiovisual.

Deixe seu comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html