De um pub na Austrália ao mundo inteiro, o Movember transformou bigodes em símbolo de conscientização sobre a saúde do homem, quebrando tabus e salvando vidas com informação e atitude.
A história do novembro azul é um tanto curiosa, a campanha surgiu em 2003 em uma cidade chamada Melbourne, na Austrália. Dois amigos Travis Garone e Luke Slattery, estavam em um pub curtindo e se perguntaram se ficariam bonitos usando bigodes, que era algo fora de moda na época. Naquele ano a mãe de um colega estava arrecadando fundos para uma campanha contra o câncer de mama, assim os dois rapazes se inspiraram e decidiram associar a ideia aos cuidados com a saúde masculina.
O evento começou com 30 bigodes, trinta amigos que aderiram a ideia de deixar o bigode crescer. Uma simples ação que transformou uma ideia que se assemelha a uma brincadeira de amigos, em uma coisa grandiosa que vai se espalhando pelo mundo inteiro.
São mais de 1.250 projetos de saúde masculina financiados desde 2003, entre os principais estão o câncer de próstata e o câncer de testículo. O site da fundação Movember, (au.movember.com), é bem construído e cheio de informações, vale apena conhecer e ajudar, é uma campanha que quebra tabus e salva vidas.
Novembro azul é sinônimo de cuidado com a saúde do homem, seja azul, se cuide. Quem trouxe a campanha novembro azul para o Brasil, foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia no ano de 2008, visando a quebrar as barreiras do preconceito secular instalado na sociedade brasileira, que é extremamente machista. A primeira campanha já trazia em seu título inicial a palavra de maior tabu, “um toque, um drible”.
Não importa o quão confiante e forte o homem se considere, quando o assunto em questão é o exame de toque retal, sua confiança ainda é abalada. O hospital do câncer o INCA, divulgou em seu site uma cartilha com informações sobre o câncer de próstata, os principais sintomas são dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Fontes: www.ladoaladopelavida.org.br
Por: Flavio Felix
Esta matéria foi originalmente publicada em 14 novembro 2020 no WordPress.
.png)
Postar um comentário