Turismo ecológico no Rio: trilhas, natureza e saúde em alta nas redes sociais

Bruna Felix ,e Alessandro Pessanha, flutuando diante dos olhos do Imperador

Cada vez mais cariocas trocam o sofá pelas trilhas e transformam o contato com a natureza em estilo de vida, lazer acessível e fotos de sucesso nas redes.


Em uma época de interatividade, em que todos estão conectados por meio das redes sociais, tudo o que se faz é visto por alguém, imitado, copiado e adaptado. A moda agora é postar fotos em lugares paradisíacos e de difícil acesso. Postar uma foto subindo uma trilha ou passeando em um parque faz a sua timeline bombar, e o sucesso vem na forma de curtidas.

O turismo ecológico é a tendência do momento, por ser relativamente barato e acessível a praticamente todos que têm disposição para atividades que exigem esforço físico. Isso tem feito uma galera sedentária levantar do sofá e partir em busca da melhor selfie.


O casal Alessandro Pessanha, de 32 anos, e Bruna Felix, de 30, começou com a trilha da Pedra do Telégrafo e se apaixonou por essa atividade. Hoje em dia, eles levam as duas filhas, Emily, de 10 anos, e Agatha, de 8 meses, e nem pensam em parar. Segundo eles, o contato com a natureza é revigorante, uma válvula de escape para fugir da rotina cansativa do cotidiano.


Ele é líder de equipe na empresa TOK&STOK, na unidade de Ramos; ela estuda Nutrição na UNISUAM, polo de Bonsucesso. Os dois enfrentam o estresse diário do trânsito da Avenida Brasil e, por isso, não abrem mão de curtir uma praia com a família ou subir uma nova trilha nos fins de semana — e, claro, postar muitas fotos nas redes sociais.


Não é à toa que o Rio de Janeiro tem o apelido de Cidade Maravilhosa. Em seus arredores estão os melhores pontos para a prática do turismo ecológico. Segundo o guia turístico Antônio Carlos, de 23 anos, os destinos mais cobiçados são a Pedra Bonita, localizada no Parque Nacional da Tijuca, em São Conrado, e a Pedra do Telégrafo, na Barra de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Esta última ficou famosa após diversas fotos nas redes sociais darem a impressão de um abismo. Hoje em dia, é quase impossível tirar uma foto ali sem enfrentar uma longa fila.


Além de ser um passeio barato, saudável e divertido, você ainda pode esbarrar com um famoso fazendo a mesma atividade. Imagine só: você subindo uma trilha carioca e encontrando o Jon Snow? Parece impossível, mas não é. Kit Harington, astro da série Game of Thrones, quando esteve no Rio, decidiu subir uma trilha nos arredores do Parque Lage.


Outro que também se aventurou foi o ator americano Ashton Kutcher, que, em uma de suas vindas ao Brasil, foi conhecer a Pedra do Telégrafo acompanhado do amigo, o apresentador Luciano Huck.


Segundo a fisioterapeuta Thais Gomes, de 27 anos, alguns cuidados são essenciais para quem vai subir uma trilha pela primeira vez: “Comece com trilhas menores, que exijam menos esforço. Caso necessário, faça pequenas pausas durante o trajeto”. Também é importante pensar bem na roupa: nada de chinelos, jeans ou peças pesadas. O ideal é usar um bom tênis e roupas apropriadas para atividade física. Protetor solar é item indispensável e, claro, muita água — é extremamente importante manter-se hidratado em atividades como essa.


“A trilha traz benefícios para a saúde física e mental. O contato com a natureza promove relaxamento, diminui o estresse e aumenta a resistência muscular”, explica Thais. A menos que você tenha alguma condição preexistente, a prática esportiva traz muito mais benefícios do que malefícios.


Fica aí o recado e vários conselhos de quem entende do assunto. Aproveite ao máximo tudo o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer — e não se esqueça de registrar o momento. Seus seguidores nas redes sociais com certeza vão agradecer!


Esta matéria foi originalmente publicada em 29 setembro 2019 no WordPress.

Deixe seu comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html