Mascote dos Jogos de Lima é escolhido em voto popular
Os jogos Pan-Americanos e Parapan- Americanos de 2019, já têm a mascote oficial. Milco foi anunciado durante cerimônia na Vila Esportiva Nacional (Videna), em Lima, no Peru. O processo de seleção foi feito por votação popular no site dos jogos.
A disputa teve o vencedor com 19 mil votos, superando os 17.2 mil de Wayqi, um lagarto típico peruano e os 7.3 mil votos de Amantis, uma flor comum nas montanhas peruanas no inverno. Esses números marcam a primeira quebra de recorde do Pan-Americano de Lima, já que Milco é a mascote mais votado na história dos jogos, ultrapassando as edições de Guadalajara em 2011 e Toronto em 2015.
A designer Andrea Norka, criadora de Milco ganhou um prêmio de US$ 4,6 mil pela vitória no concurso. A inspiração veio dos famosos ‘Cuchimilcos’, estatuetas de demônios ou guardiões dos mortos, encontradas em tumbas da antiga civilização Chancay, cultura desenvolvida no centro-oeste do Peru e era figura antropomórficas, esculturas sempre representadas de braços abertos pois acreditava se que assim protegiam os mortos afastando as más energias.
As mascotes são personagens de presença marcante nos jogos, sempre possuem características que homenageiam traços ou pessoas importantes do país sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.
Cauê foi a mascote dos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, em 2007
Em 2007 no Rio de Janeiro, a mascote foi o "solzinho" Cauê, que refletiu bem as características das altas temperaturas, uma característica da cidade, principalmente no verão.
Esta matéria foi originalmente publicada em 21 junho 2019 no WordPress.


Postar um comentário