Nova fase da Casa Brasil começa com chamada pública para artistas de todo o país


Exposição inaugural marca reabertura do espaço cultural no Rio com foco na diversidade e brasilidade. Projetos podem ser enviados até 7 de julho.

Casa Brasil, novo nome do tradicional centro cultural localizado no Centro do Rio de Janeiro, lançou nesta semana a sua primeira chamada pública para a seleção de artistas. O objetivo é compor a mostra coletiva inaugural, que marca a reabertura do espaço em outubro. As inscrições estão abertas até o dia 7 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.casabrasil.rj.gov.br.


A iniciativa, promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a V Arte Cultura, busca reunir artistas de todas as regiões do país, promovendo a diversidade cultural, as brasilidades e o fortalecimento da produção contemporânea nacional.


“A exposição 'Casa Brasil' será um retrato da arte contemporânea brasileira e celebra os 35 anos da instituição como um dos principais equipamentos culturais do estado”, explica Tania Queiroz, diretora da Casa Brasil.


Podem se inscrever artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, com pelo menos 18 anos, além de coletivos artísticos. Os candidatos devem apresentar um portfólio em PDF com até 10 obras e um projeto simplificado para a exposição, incluindo croqui ou esquema visual da proposta.


Cada artista selecionado receberá um pró-labore de R$ 1.500, além de apoio técnico e de produção para execução da obra. Até 20 propostas serão escolhidas por uma comissão especializada, com base em critérios como originalidadeviabilidade técnicaadequação temática e representatividade regional.


Casa Brasil, que por décadas foi conhecida como Casa França-Brasil, passa agora por uma reformulação completa, com nova identidade visualnovo conceito curatorial e programação ampliada, valorizando a arte brasileira e o acesso democrático à cultura.


O projeto é uma realização conjunta da Secretaria de CulturaMinistério da CulturaGoverno Federal e Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e foi contemplado pelo edital Novos Eixos – Ícones da Cultura Brasileira.

Deixe seu comentário!

Postagem Anterior Próxima Postagem
google-site-verification: google979cc243b6cbe575.html